MORRO DOS PRAZERES GANHA NOVO ESPAÇO DE LAZER CRIADO POR UM DOS MAIS CONCEITUADOS PAISAGISTAS DA FRANÇA.
MAIS UMA PARCERIA DOS MORADORES DAS COMUNIDADES LOCAIS COM EMPRESAS PRIVADAS, PODER PÚBLICO E A UPP LOCAL.
O Morro dos Prazeres, na Zona Norte do Rio, está de cara nova. Nesta sexta-feira, 1° de novembro, foi inaugurada a Praça João Tuteia e o Jardim dos Prazeres, projetos assinados pelo paisagista francês Stanislas Allaguilaume, que trabalha para o Jardin du Rayol, um dos mais conceituados da França. O primeiro dia de atividades no local contou com a presença de dezenas de crianças e adultos da comunidade, curiosos para conhecer o novo espaço de lazer.
A praça — que foi batizada com o nome de um falecido morador da comunidade — e o jardim foram idealizados pelo coletivo Galera.com, em parceria com a comunidade e com e a empresa petroleira Total (que financiou o projeto). No ano passado o grupo realizou um mutirão para limpar a área de um antigo lixão.
Para que o espaço não ficasse vazio e sem uso, eles conseguiram financiamento de uma empresa privada e decidiram construir um espaço que pudesse agradar moradores e turistas.
Além do jardim, a nova área de lazer também possui pista para bikes, brinquedos e uma ponte para as crianças escalarem. Acima da praça, um núcleo de compostagem receberá material orgânico, incentivando a separação do lixo. O projeto também conta com o apoio da Secretaria do Ambiente, da Comlurb e da UPP.
O paisagista Stanislas Allaguilaume, autor do projeto, conta que a sua ideia inicial era completamente diferente do jardim e da praça inauguradas. Ele apresentou um projeto de viveiro de plantas, das mais variadas espécies, no entanto, percebeu que apesar de o desenho ter sido aprovado pela empresa patrocinadora, não receberia aprovação da comunidade.
“Eu vi que precisava desenhar algo que atendesse às necessidades da comunidade e um jardim como o que eu tinha imaginado não funcionaria aqui. Por isso projetei um espaço onde as crianças pudessem brincar, com brinquedos, pontes e ao mesmo tempo um jardim, com plantas medicinais, aromáticas, comestíveis, que pudessem ser usadas pelos moradores”, explicou.
O plano deu certo e o espaço de lazer foi aprovado pelos moradores. Josinaldo Rodrigues da Silva, 38 anos, mora há 15 nos Prazeres e diz que o lugar estava precisando de um espaço como esse, voltado para a família. Ele levou o filho Henrique, de 6 anos e a sobrinha Larissa, de 11, para se divertirem nos brinquedos.
“Isso aqui ficou muito legal. Projetos como esse, que trazem melhorias para a comunidade, são sempre bem-vindos.”, disse Josinaldo.
Para a presidente da Associação de Moradores do Morro dos Prazeres, Elisa Rosa Brandão, a praça e o jardim são resultados do esforço e da união da comunidade.
"A pacificação trouxe uma abertura para a comunidade. As empresas se sentem a vontade para investir aqui e implantar novos projetos. Antes nós tínhamos parceiros, mas havia certo receio, hoje isso não acontece mais. E além disso, aqui é o Morro dos Prazeres, gente que faz!”
Charles Siqueira, coordenador do Galera.com se mostrou extremamente feliz com o resultado e afirmou que a criação do espaço de lazer é uma prova de que a prefeitura, os moradores e as empresas privadas podem alinhar interesses comuns.
Ele disse também que a pacificação foi fundamental para levar o projeto para o Morro dos Prazeres, porque nenhuma empresa iria querer seu nome ligado a um lugar que fosse dominado por traficantes.
“A nova fase dos Prazeres é reflexo direto da pacificação na comunidade. Penso que essa é uma oportunidade para os moradores terem uma atitude mais positiva em relação a esse lugar. Agora eles têm um espaço bonito, bem cuidado e limpo. Eu estou extremamente feliz, valeu todo o esforço que tivemos para retirar todo o lixo”, disse o coordenador, que pretende realizar quinzenalmente uma sessão de cinema no espaço de lazer.
O diretor-geral da petrolífera Total no Brasil, Denis Palluat de Besset diz que foi um prazer para a empresa ajudar a criar um espaço tão belo como o da praça, principalmente porque foi um projeto com a colaboração de vários moradores.
Charles Siqueira disse que vai realizar sessões de cinema no espaço de lazer
Charles Siqueira. No espaço de lazer terá sessões de cinema
“O projeto deu resultado, tomara que seja o primeiro passo para novos projetos e espero que toda essa beleza seja mantida e esse lugar seja cuidado com carinho pelos moradores.”
De acordo com a área de marketing da empresa, a pacificação do Morro dos Prazeres é fundamental para que a comunidade possa receber turistas, que é um dos objetivos da construção da Praça e do Caminho do Grafiti, que também tem o apoio da Total.