Reunião em Teresópolis, discute uso de verbas para o meio ambiente

Valor é de R$ 300 mil. Dez projetos serão debatidos novamente.
Encontro será nesta terça-feira (13) no Teatro Municipal.




O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Teresópolis, Região Serrana do Rio, realiza nesta terca-feira (13) uma reuinião para estudo e discussão sobre a elaboração de novo edital para utilização de verbas do Fundo. O encontro será realizado no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, na Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea. O objetivo é debater os dez projetos de recuperação, preservação e conservação do meio ambiente, elaboradas por organizações não-governamentais e associações de moradores do município legalmente constituídas.
Segundo a prefeitura da cidade, o edital será debatido porque os dez projetos apresentados no chamamento público, aberto entre os meses de junho e agosto de 2014, registraram algum tipo de pendência técnica ou documental. Todos foram avaliados por uma comissão, formada por representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Agricultura e também por integrantes do Comdema.
A verba total a ser investida é de R$ 300 mil, recursos arrecadados através de compensações ambientais, pagamento de multas, de licenciamento ambiental e de repasses financeiros de outras instituições.
Dentre os projetos apresentados em 2014 estão: a construção de um Centro de Convivência e Interpretação Ambiental; o uso do SIG (Sistema de Informações Geográficas) como ferramenta de apoio em análise espaço-temporal de uso da terra e cobertura vegetal no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e adjacências; restauração da mata ciliar do Rio Serrinha, em Vargem Grande, e implementação de ações de educação ambiental para moradores e produtores da região; implantação de programas de reciclagem no bairro Fischer; Sensibilizando com Sustentabilidade; estruturação do Núcleo de Serviço Crer-Sendo como brigada de incêndio voluntária no Vale da Gamboa; Interagir – Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental na gestão de resíduos sólidos; Ecoponto na Granja Guarani; e Águas e Flores

Fonte: G1