Esportes em Teresópolis - Historia de Teresópolis


Teresópolis tem fama nacional e internacional por sediar a Confederação Brasileira de Futebol, onde a Seleção Brasileira treina, uma área com mais de 150 mil metros quadrados de área verde divididos entre cinco campos, infraestrutura para atendimento aos atletas e um dos mais modernos centros de treinamento do mundo. O vasto espaço da confederação é um ponto de atração para turistas. Mas não é só a Seleção Brasileira de Futebol que usufrui deste centro de treinamento, outras categorias patrocinadas pela CBF também podem usá-lo. Localiza-se na Granja Comary, em um dos mais belos e charmosos bairros da cidade.

Eventos esportivos são disputados frequentemente na cidade, como a Copa Nacional de Futebol de Salão e a partida entre Brasil e Uruguai pelo Desafio Internacional de Futsal, disputadas no ginásio poliesportivo Pedro Jahara, mais conhecido como "Pedrão".

Além disso, a praça de esportes radicais sediou o campeonato nacional de skate.


A cidade é conhecida como capital nacional do alpinismo. O Dedo de Deus é o símbolo das montanhas presentes, apesar de não ser a única e mais alta montanha. Muitos teresopolitanos praticam este esporte e muitos ganharam fama internacional, como Mozart Catão,
 um dos maiores alpinistas brasileiros, que morreu escalando o monte Aconcágua, na Argentina, pela face sul, arrebatado por uma avalanche.

Lugares como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos são excelentes para a prática deste esporte, por abrigar a Pedra do Sino, o ponto culminate desta Serra e tantas outras pedras, como o Dedo de Deus, Escalavrado, Nariz do Frade, Dedo de Nossa Senhora e Pedra do Elefante.








Destaca-se ainda a Mulher de Pedra, que não pertence ao PARNASO, e se localiza em Vargem Grande, bairro situado no km 12 do Circuito Terê-Fri (estrada entre Teresópolis e Friburgo).



A equitação é um esporte muito praticado por moradores e turistas da cidade, por ela ter uma área propícia para sua prática.